top of page
Buscar

Um artigo do LinkedIn não está restrito à rede social.

João Eduardo Ferraz Pereira

Escrever artigos no LinkedIn é considerado boa prática na rede social corporativa. Os benefícios são vários: visibilidade, construção de imagem, engajamento e percepção de autoridade, entre outros. Mas, além disso tudo, o artigo estará disponível para as buscas do Google e dos demais buscadores. Uma oportunidade do seu conteúdo sair das quatro paredes da rede para possíveis interessados.


Os artigos são, por definição, textos mais elaborados que os posts. A diferença é mais estilística, dado que os estes no LinkedIn costumam ser relativamente curtos - muito longe do tamanho de um artigo científico - e a capacidade de texto de um post aumentou bastante. É mais sobre a intenção de falar mais profundamente de um assunto, o qual seria tratado de maneira superficial num post.


"Visibilidade, construção de imagem, engajamento e percepção de autoridade"

Com mais opções de edição, como imagens, vídeos, intertexto e citações, o artigo suscita uma leitura mais longa. Os artigos são ótimos geradores de discussão e debate, também reforçando a especialização e conhecimento do autor do tema. Naturalmente, o autor deve preferir os assuntos que domina, ao contrário o efeito pode ser reverso.


No momento de publicação do artigo o LinkedIn sugere que você faça um post sobre ele, como um convite aos possíveis leitores. Há também a possibilidade de se compartilhar o texto no Facebook ou Twitter.


Alguns pontos importantes ao se redigir um artigo:

  • O público-alvo é muito importante, temos que escrever com o leitor em mente. O tema, o tom, todo o desenvolvimento do texto tem que ser planejado para quem vai lê-lo. O tom profissional do LinkedIn reforça isso ainda mais.

  • Fotos, vídeos, gráficos e tabelas tornam o artigo mais agradável - e podem trazer dados para dar suporte à narrativa.

  • O título é o que deve atrair as pessoas para o seu artigo, mas deve haver cuidado para não se fazer uma legenda clickbait. Um leitor que se sente traído vai se lembrar de um artifício rasteiro.



A verdade é que existe demanda por conteúdo especializado na rede, e os artigos são um formato perfeito para isso. A frequência de produção de conteúdo é essencial para ser notado, então não vai ser um artigo solitário que irá fazer a diferença, mas um hábito bem estabelecido de publicações e networking. O seu ponto de vista é indispensável, com raras exceções todos conhecem os livros, os artigos, os portais e veículos da sua área específica, a sua experiência e interpretação dos fatos é que são importantes.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page